Dr. Boniek G. Vaz recebendo prêmio Jovem Inventor 2023

Dr. Boniek G. Vaz recebe prêmio Inventor Petrobrás 2023

O professor Dr. Boniek Gontijo Vaz, do Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás (IQ/UFG), foi agraciado com o Prêmio Inventor Petrobras 2023 em nome do Laboratório de Cromatografia e Espectrometria de Massas (LaCEM). O reconhecimento recebido destaca a UFG como uma instituição de destaque no desenvolvimento de inovação no setor. O prêmio foi concedido em virtude do depósito de três patentes pelo grupo da UFG.

Recebendo premiação

Dr. Boniek G. Vaz recebendo o prêmio de Inventor Petrobrás 2023.

A primeira patente, intitulada "Método para determinação da curva de distribuição de acidez de petróleos a partir da composição molecular do óleo bruto", representa uma abordagem revolucionária na determinação da curva de distribuição de acidez em petróleos, utilizando a composição molecular como base. Essa descoberta fornece informações cruciais sobre a acidez do petróleo e contribui para o desenvolvimento de estratégias eficientes de refino.

A segunda patente, intitulada "Método para detecção de hidrocarbonetos aromáticos e/ou diamatóides utilizando Espectrometria de massas de ressonância ciclotrônica de íons com transformação de Fourier acoplada com a fonte de fotoionização a pressão atmosférica (APPI FT-ICR MS)", apresenta um método altamente sensível e preciso para a detecção de hidrocarbonetos aromáticos e/ou diamatóides. Essa técnica, que utiliza espectrometria de massas de ultra-alta resolução, permite análises mais detalhadas desses compostos, que são de extrema importância para a compreensão de diversos aspectos das acumulações de petróleo.

Por fim, a terceira patente, intitulada "Método de avaliação da evolução térmica de óleos brutos de diferentes origens por espectrometria de massas de ultra-alta resolução", apresenta um método pioneiro para a avaliação da evolução térmica de óleos brutos de diferentes origens, por meio da utilização da espectrometria de massas de ultra-alta resolução. Essa técnica permite uma caracterização precisa das alterações sofridas pelos óleos brutos em diferentes condições térmicas, fornecendo informações valiosas para a compreensão dos processos de maturação e formação de hidrocarbonetos.

Essas três patentes representam importantes avanços científicos e tecnológicos no setor petrolífero e evidenciam o compromisso da UFG e do Laboratório de Cromatografia e Espectrometria de Massas (Lacem-IQ-UFG) em promover a inovação e contribuir para o desenvolvimento da indústria. O Prêmio Inventor Petrobras 2023 reconhece o mérito dessas descobertas e destaca a relevância do trabalho realizado pela UFG no campo da química e da pesquisa em petróleo.

Todos os premiados com o prêmio inventor 2023

Ganhadores do Prêmio Inventor Petrobrás 2023.

"Esse prêmio reforça a importância da parceria entre universidade e empresa para impulsionar a geração de inovação no país. A UFG e o Grupo Lacem estão desempenhando um papel fundamental no avanço tecnológico da indústria petrolífera, desenvolvendo soluções inovadoras que terão impactos significativos no setor e na sociedade como um todo. Essas conquistas ressaltam o potencial do Brasil em se destacar como um centro de excelência em pesquisa e inovação na área de energia", enfatizou o Dr. Boniek.

Fonte: https://ufg.br/n/170498-professor-do-iq-ufg-recebe-premio-inventor-petrobras-2023